Em 12 de julho de 2023, quarta-feira, às 15h, será realizada a defesa da dissertação da mestranda Isis Rauana Nascimento Félix, do Polo-60 (Uneb) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O trabalho, intitulado Vida e Morte das Estrelas: Uma proposta de inserção no novo ensino médio, foi orientado pelo professor Dr. Dielson Pereira Hohenfeld (IFBA).
Durante o desenvolvimento do trabalho, Isis aplicou atividades no Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado no bairro de Cajazeiras 8, Salvador. As aulas foram inicialmente realizadas de forma virtual, devido à pandemia do COVID-19, e posteriormente de forma presencial. O enfoque principal foram as estrelas, mas foram explorados outros temas como atmosfera e instrumentos astronômicos, visando conectar os fenômenos terrestres aos eventos que ocorrem além do nosso planeta.
As atividades foram adaptadas para despertar o interesse dos estudantes, utilizando testes de sondagem para avaliar os conhecimentos prévios, recursos visuais como simuladores virtuais para facilitar a aprendizagem e a criação de projetos divulgados nas redes sociais, como forma de disseminação científica. Os resultados dessas atividades foram organizados em dois produtos: um livreto que retrata o cotidiano de duas irmãs e um conjunto de sugestões de atividades.
A apresentação ocorrerá na sala FIS01, localizada no 1º andar do Pavilhão de Aulas Multidisciplinar (PAM), no Campus I (Salvador) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e contará com a participação dos professores Dr. Jancarlos Menezes Lapa (IFBA) e Dr. Mário de Jesus Ferreira (Uneb) na banca examinadora.
Se você faz parte da comunidade acadêmica da Uneb ou se tem algum interesse nessa temática, não perca a oportunidade de compartilhar conhecimentos, trocar ideias e prestigiar a defesa dessa pesquisa no campo do ensino de física.